Após um período de silêncio... Volto a escrever!! ;)
Também conhecida como Cidade Luz, este lindo lugar é mesmo tudo o que dizem por aí!
Fomos em pleno verão europeu, porém coincidiu com uma semana de chuvas e um friozinho.
Vou começar contando meu roteiro, mas da forma que vier à cabeça, ok? rsrs
No primeiro dia, como chegamos no fim da tarde, após nos instalarmos no hotel fomos direto para o Trocadero, para ter uma linda vista da torre Eiffel. Realmente, ela é MAGNÍFICA!!! Quando chegamos, já era à noite, apesar de nessa época anoitecer depois das 21hs. E a torre já estava toda iluminada, encantando uma multidão de turistas do mundo inteiro!
Dali do Trocadero, descemos para ver a torre de pertinho. Admiravelmente grande!!
Não subimos, mas me disseram que, mesmo no verão, lá em cima venta bastante, ir de casaco é essencial!
Depois de passear bastante, procurar algum lugar para comer pode se tornar um problema, devido ao horário. Os melhores restaurantes, só com reserva! E quem está em Paris a fim de bater perna e aproveitar o dia até o limite, terá que procurar soluções alternativas. Neste caso... Prepare-se! Encontrar comida boa e barata é raridade!
Experimentamos alguns restaurantes aleatórios, mas não recomendo nenhum!!
Certa noite, depois de pagar caro em um jantar fraquíssimo, descobrimos no caminho de volta para o hotel uma "birosquinha", que lembra carrocinha de churros, ou cachorro-quente, mas que vendia crepes. Sim, os famosos crepes de Paris, feitos na hora. Bem simples, mas muito gostosos!!! E bem em conta!!!! Recomendo muito um lanche assim.
Já que estou falando de alimentação, vou pular para o café-da-manhã. Nos primeiros dias, procuramos cafés nas ruas, para sentar em uma tradicional mesa que fica na calçada, para tomarmos nosso desjejum enquanto as pessoas passavam por ali.
A média é de 10 euros, incluindo uma cesta de pães, um copo de suco, café ou chocolate, croissant... Experimentamos desse cardápio por dois dias, em dois cafés diferentes. Não nos agradou muito, não. É bem simples, e os pães são beeeem duros!!!
Depois descobrimos outro esquema: uma lanchonetezinha que vendia pães, croissants e sanduíches de diversos recheios: brie com tomate, brie com parma... Assim já foi mais do nosso paladar! Nosso petit déjeneur virou lei: sanduíche chaud de brie com tomate (levado à chapa) e café com leite. Tudo uma delícia! :)
Mas um lugar eu recomendo: Le pain quotidien! Fomos tomar café lá por indicação de amigos. Ai, que saudade... Veja a foto e tire suas próprias conclusões...;)
Um passeio para se fazer à tarde é passear pela Champs Elysée e se encantar com suas lojas maravilhosas!! ;) Termine no Arc du Triumphe, subindo no final da tarde para ver o anoitecer lá do alto e contemplar a Cidade Luz se acendendo!!! É DEMAIS!!!!! :)
Para compras... Opções não faltam!!!
A Rue de Rivoli há várias lojas interessantes, com preços medianos (tipo Zara, Bata...). Para lojas mais sofisticadas, há algumas na Place Vendome. Não posso deixar de citar as Galerias Lafayette, que formam uma imensa loja de departamento!
Um pouco afastado e que requer um dia inteiro para conhecer é o Palácio de Versailles. É bem bonito, mas não recomendo muito, não... Acho que vale mais a pena aproveitar Paris, mesmo!!!
Já ia me esquecendo... Na Ile de la Cité há a famosa sorveteria Bertillon! E logo adiante, a belíssima Notre Dame...!! Impressionante sua riqueza de detalhes!! Geralmente há uma "pequena" fila para entrar, mas que anda rápido. Vale muito a pena!!
DICAS GERAIS:
- Quem vai ficar pelo menos quatro dias inteiros, vale a pena comprar um conjunto de tickets de metrô, acho que são de 10 passagens. Lá já se caminha muito, é melhor pegar o metrô para ir de um ponto a outro, ou para voltar para o hotel. Economizar pernas faz bem, melhor gastar energia para desfrutar a cidade! ;)
- O aeroporto fica bem afastado do centro. Um táxi não deve sair por menos de 60 euros... Há a opção de ir de trem para o centro da cidade. Se não estiver carregando milhares de malas, quando chegar no centro você pode ainda pegar um metrô para a estação mais próxima do seu hotel. Vale tanto para ida quanto para a volta. Mas o trem é bem simples. Como passa por um bairro mais humilde, muitos trabalhadores o pegam para começar a jornada. Mas partindo do aeroporto, você verá várias pessoas com malas se acomodando e garantindo um bom lugar para a viagem.
- Sobre o tempo, como já disse, fomos em pleno verão, no mês de agosto, e pegamos chuva!!! Claro que não foi impedimento para passear! ;) O difícil foi encontrar sombrinha para comprar...! Fomos achar por acaso, quando chegamos na estação próxima à Sacre Coeur. Lá tinha vários camelôs e sombrinhas simples e em conta.
- Quando for comprar tickets de metrô, veja antes direitinho os lugares que pretende ir, pois cada ticket vale para uma zona diferente. Para Versailles ou para o aeroporto, por exemplo, o preço é um pouco maior.
- Ao planejar sua viagem, tente fazer um roteiro básico do que fazer em cada dia, de acordo com a proximidade das atrações. No mapa no final desta postagem dá para ter uma idéia. Um detalhe MUITO importante: consulte o site OFICIAL dos locais, como Louvre, Museu Rodin, etc. Alguns não abrem domingo, segunda-feira ou em determinados feriados. Assim não terá a desagradável surpresa de dar com a cara na porta e perder tempo! ;)
- Hospedagem: difícil achar algo mais em conta e bem localizado... Nosso hotel era no Quartier Latin, bairro que tem vários barzinhos e restaurantes por perto. O nome dele é "Le homme latin". Simples, mas nos atendeu bem!
Bom, acho que é isso! Essa foi uma postagem um pouco desordenada, depois volto para tentar dar mais dicas e organizar melhor as idéias!
xoxo
Pat
Visualizar Paris em um mapa maior
0 comentários:
Postar um comentário