Pucón, Chile

Pucón, localizada no sul do Chile, é uma cidadezinha muito aconchegante! Possui apenas cerca de 20.000 habitantes, que vivem em casinhas de madeira, em sua maioria, e tratam os turistas com bastante hospitalidade.
Vista da cidade (dia chuvoso)

Lago Villarica

O termo "pucón" significa “Lugar onde todos se encontram”, na língua das tribos dos índios mapuches.
É bastante procurada no verão, quando se é possível praticar diversos atividades como rafting, trekking, cavalgada... E no inverno, para esquiar e desfrutar das termas.


Como chegar

Quem deseja aproveitar a viagem ao Chile para visitar Santiago também, sugiro comprar um ticket da Tur Bus para ir a Pucón. A viagem é de ônibus, mas é super tranquila! A estrada é toda de pista dupla e de boa qualidade. O ônibus tem a opção Premium que corresponde às poltronas dos andar superior. Elas deitam quase completamente. 

Cadeira Premium - Tur Bus

Escolhemos os lugares bem na frente. Só não deu para assistir TV, que ficava mais para a direita... Quem tiver interesse, melhor escolher um lugar mais para trás! Para mim, não fez falta! :)
O passageiro recebe cobertor, travesseiro, fone de ouvido, tapa-olhos e, de manhã cedo, um kit de café-da-manhã: "fruta" (pêssego em calda), cookie bem grande e suco de caixinha. Não é o melhor café do mundo, mas dá para enganar! :)
Optamos pela viagem à noite. Assim, chegamos em Pucón por volta das 6:00 da manhã. Dessa forma é possível ainda economizar uma diária de hotel. ;)
Sobre a empresa, infelizmente não é possível comprar o ticket com antecedência, pela internet... Eles pedem o RUT da pessoa (espécie de CPF chileno). Ou seja, somente chilenos podem comprar!
Deixamos então para comprar as passagens em Santiago, o que fizemos já no primeiro dia da viagem. Foi bem tranquilo, até porque eram três dias antes da ida, e sete antes da volta. Mesmo quem quiser comprar já na véspera, acredito que não seja muito difícil... Principalmente se optar pela Premium, que é menos procurada (por ser mais cara).

Outra forma que pesquisei na época é ir de avião. Mas o aeroporto mais próximo, no inverno, é o de Temuco, outra cidade a mais ou menos 100km de Pucón. Para esta opção, perderíamos um dia inteiro de traslado, pois é necessário chegar com antecedência no aeroporto e depois pegar um táxi ou ônibus para Pucón.
Disseram que há um aeroporto em Pucón que funciona no verão. Mas não tenho mais informações a respeito...


A cidade


Há duas avenidas principais. A "Ansorena", onde estão a prefeitura, o corpo de bombeiros, várias agências de passeios turísticos e o supermercado. A outra é a Bernardo O'Higgins, perpendicular àquela, que leva até a Praça Caupolicán, que fica em frente ao Gran Hotel Pucón.

Estes foram os melhores mapas que encontrei na internet:
 


Uma característica peculiar do Chile: há cachorros por toda parte!! E não são cachorros pequenos, geralmente de porte médio a grande. Não fazem mal a ninguém, pelo contrário, parecem bem carentes! Geralmente seguem os turistas. Uma vez, quando fomos almoçar em um restaurante, um deles nos seguiu até lá, na av. O'Higgins, e quando saímos ele estava na porta, nos esperando! Situações como essa aconteciam bastante, e era muito engraçado! :)
De toda parte é possível ver, na direção oposta ao lago Villarica, o belíssimo vulcão de mesmo nome. Com o céu limpo, a paisagem é inesquecível!


Vulcão Villarica

 Mas se o tempo estiver muito fechado, chovendo ou com nevasca... É uma lástima! Não dá para esquiar nem fazer nada de especial... Apenas descansar, comer uma parrillada caprichada e torcer para o tempo melhorar no dia seguinte.

O que fazer

Na cidade em si, não há muito o que fazer. Em um dia é possível conhecê-la! De atrações, a própria cidade é uma graça!
Um local interessante é a prefeitura e o corpo de bombeiros. Lá há um semáforo de alerta vulcânico, torça para ficar verde durante os dias da sua viagem! ;)





Já em relação a atividades fora da cidade, há bastante opções! 


Recomendo muito um passeio que fizemos a Ojos de Caburgua e às termas Los Pozones. Fechamos com a empresa Andesmar. Lá tem uma funcionária brasileira, que ajuda muito para tirar dúvidas!

Lago Caburgua 
Ojos de Caburgua

Ojos de Caburgua
Para as termas, ficamos com muito receio do frio, pois fomos no inverno. Só que a funcionária da Andesmar (acho que o nome dela é Cristina...) disse para irmos tranquilos, que não faz frio. Confiamos, e encaramos o passeio. Foi simplesmente MARAVILHOSO!!! 

Los Pozones
Los Pozones

Para entrar nas termas, há umas casinhas de madeira onde você pode se trocar. De dentro delas, tem uma escadinha que já dá no poço. O mais difícil por incrível que pareça foi entrar na água! O choque térmico é grande (corpo frio e água quente). Mas depois que entra... A sensação é fenomenal!! :) Uma DELÍCIA!!!!!! 
E para sair, é MUITO tranquilo, não faz frio!! É incrível, mas não se sente frio!! E olha que saímos de lá já era noite!

Dica: leve pesos chilenos para fechar seu passeio. Nem o meu cartão de crédito, nem o do meu marido (de bandeiras diferentes) funcionou! Não sabemos o motivo... E depois de tentarmos usar na agência, não conseguimos sacar nos caixas eletrônicos da cidade! Sorte que tínhamos dólares para trocar nas casas de câmbio. Depois, em Santiago, os cartões voltaram a funcionar sem termos feito nada! Vai entender...

Esquiar - quando ir?

A temporada de esqui geralmente começa no dia 1º de julho, mas pode variar. Para garantir, vá pelo menos a partir dessa data!
O Centro de Ski do vulcão Villarica possui uma agência de passeios turísticos própria, dentro do Gran Hotel Pucón. Os preços são maiores do que das agências das ruas.
Para quem nunca esquiou, recomendo muito pagar por uma aula. O professor irá ensiná-lo a posição correta para esquiar, como carregar os esquis, frear, fazer curvas... Fundamental para garantir a diversão com segurança!
Fechamos o passeio de ski com a mesma empresa citada anteriormente (Andesmar). Só tenho uma consideração a fazer... Apesar da equipe ser experiente, a nossa van partiu para o vulcão sem corrente na roda. No meio do caminho, começou a patinar... O que pode ser muito perigoso! Resultado: descemos e o motorista teve que voltar para colocar a corrente na roda. 
Nós e os outros brasileiros que estavam conosco aproveitamos para "brincar" na neve, tirar um monte de fotos... Diversão constante! :)

Vulcão Villarica


Um tempo depois nosso carro chegou e terminamos de subir, com segurança!
Então, fica a dica: garanta antes de subir no vulcão que o carro, ou a van, tenha corrente em uma roda!


Restaurantes

Na Av. Bernardo O'Higgins há diversos restaurantes. Experimente uma parrillada!

Há também um fondue delicioso no La Marmita. O local é bem aconchegante.


Na O'Higgins também há algumas opções. O Club77 é bem interessante! O dono decorou o ambiente com placas de diversas cidades, todas foram presentes de clientes e amigos. Ainda estou devendo uma de Brasília... Um dia irei enviá-la para ele!

O salmão de lá é super fresco, uma delícia. Ah... E os vinhos chilenos são excelentes, além de terem bons preços! Aproveite! ;)


Hospedagem

Optamos pelo Gran Hotel Pucón, um resort localizado bem em frente ao lago Villarica. Apesar da categoria de resort, não espere muita coisa! Já está um pouco velho... 

Gran Hotel Pucón

Saguão do Gran Hotel Pucón


Área externa - saída para  o lago Villarica
Área externa - saída para  o lago Villarica
O café-da-manhã é bastante farto. Frutas, frios, pães, doces, comidas quentes... Come-se muito bem!

Restaurante do hotel
Restaurante do hotel

  


Enfim, recomendo demais Pucón para quem quer esquiar! É uma cidadezinha charmosa, que fica na nossa memória com boas recordações! E o vulcão Villarica, sem dúvidas, é a melhor atração de todas!

xoxo,
Pat

Obs.: vou incluir o mapa de Pucón, mas é tão pequena que não tem quase nada marcado! :)


Visualizar Pucón em um mapa maior

8 comentários:

Samy Castro disse...

Olá! Gostaria de saber como faço pra chegar em Pucón. Sou da Paraíba, e gostaria de saber se não existe vôo direto para lá! Obrigada!

Priscilla Aguiar disse...

Que legal. Adorei esse lugar!

Beatriz disse...

Obrigada pelas sugestões!!!

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas, Patrícia. Eu e meu marido vamos a Pucón no próximo mês e ficamos bastante animados após ler suas informações. Com certeza nos serão muito valiosas.
Vanilza Malcher
Belém-PA

Anônimo disse...

Muito legal quero ir p la, vlw pelas dicas, vc sabe onde ha um lugar melhor desenvolvido e mais perto de pucon p ficar q não seja Santiago?

Anônimo disse...

Patricia, boa tarde.

Estou indo com minha família para Pucon e tenho uma dúvida: No aeroporto de Santiago consigo comprar passagens de ônibus para Pucon? Tem um guichê da Turbus?

Patricia disse...

Pessoal, achei que receberia email quando tivesse comentários no blog, mas não... Por isso nunca respondi, me desculpem!
Infelizmente, não conseguiria ajudá-los, de toda forma.
Não sei se há guichê da Turbus no aeroporto, nem de outra cidade como referência para ficar perto de Pucón.

Abçs, e obrigada pelos comentários!!

Patricia disse...

Pessoal, achei que receberia email quando tivesse comentários no blog, mas não... Por isso nunca respondi, me desculpem!
Infelizmente, não conseguiria ajudá-los, de toda forma.
Não sei se há guichê da Turbus no aeroporto, nem de outra cidade como referência para ficar perto de Pucón.

Abçs, e obrigada pelos comentários!!

Postar um comentário